terça-feira, 4 de junho de 2013

Quarto de bebé vintage


Estamos deliciados com este quarto vintage  do Petit Joseph.


jouets canard et poussin

Um quarto cheio de pormenores deliciosos onde o Joseph irá com certeza ouvir muitas histórias e canções de embalar.


 cheminee grise lampe bambi veilleuse et miroir en rotin pour chambre

Repararam nos cubos de Madeira Uncle Goose de que já falámos nos “Índios e cowboys”?



E porque recebemos vários  pedidos a pedir sugestões de decoração de um quarto de bebé ou criança com aquele toque verdadeiramente “vintage”, eis as nossas sugestões:
  
1    . Procure um tema neutro.
      O quarto deve acompanhar o crescimento da criança.
      Por maior que seja a tentação de decorar o quarto só com ursinhos, patinhos, princesas, flores, carrinhos de corrida, ao fim de pouco tempo, a criança já está cansada do visual, bem como os pais.
       E sai bem mais caro ao fim de pouco tempo terem de substituir as cortinas, o papel de parede, os lençóis e a capa do edredon ou mesmos os móveis que foram todos personalizados de acordo com o tema escolhido.
       Opte por paredes claras que ampliam o quarto e dê cor ao espaço com gravuras antigas de livros infantis, desenhos e posters emoldurados.


-    . Invista em mobiliário durável, multifuncional e conjugue com móveis antigos.
Pinte uma cómoda antiga de branco ou de uma cor clara, dê nova vida à sua escrivaninha ou ao cesto de vime , forre de tecido o armário que estava perdido no sótão.
E sim, uma estante branca do IKEA cheia de livros fica fantástica ao lado da cómoda antiga.
Tenha cuidado com a recuperação de berços e camas antigas porque muitos não possuem as normas de segurança exigidas actualmente, sobretudo as de ferro.
Já vimos uma criança com uma perna entalada num berço desses e não tem particular graça… não perguntem como é que faziam antigamente…ou se são as crianças de hoje que são muito maiores, mas preferimos sempre evitar acidentes domésticos e valentes sustos.

3    .Procure tecidos infantis dos anos  50, 60, 70 para fazer capas de almofadas, estofar a poltrona ou até um banco de apoio.
E reaproveite os seus  lençóis de linho, cambraia e algodão de família. Então se foram bordados pela bisavó ou trisavó e passaram já por várias gerações, mais especiais, são…

. Vá a alfarrabistas e feiras de rua e procure posters originais de filmes ou ilustrações de livros de histórias infantis.
Ficam fantásticos emoldurados e dão logo um toque mágico e único ao quarto.
     . Dê nova vida aos seus livros infantis e brinquedos. Nem calcula o brilho nos olhos dos pequenos índios e cowboys quando perguntam se o carro dos bombeiros era do pai quando era bebé ou o de quem era o livro da Anita já com a lombada gasta.
5   . Fuja da quantidade e preze a qualidade. 
Nos dias de hoje, as crianças vivem atoladas de brinquedos de plástico, barulhentos e supostamente “inteligentes”.
Opte por brinquedos simples e duráveis e de preferência de matérias primas naturais como madeira e algodão. Cada vez há mais lojas de brinquedo com outras alternativas.
Tem a certeza que precisa da almofada ou poltrona de amamentação que só vai durar uns meses? Procure soluções proporcionais ao espaço disponível. 
. E, por último: fuja das regras e do que os outros dizem ou fazem.
Acima de tudo, siga o seu instinto e coração, pois o quartinho do seu pequeno índio e cowboy deve ter a  vossa cara, única e exclusivamente.
E, de certeza, que vai ficar um lugar verdadeiramente mágico onde vai sonhar acordado e viver muitas aventuras.
Para se inspirarem dêem uma “espreitadela” no nosso board do Pinterest Totally Vintage Kids rooms   http://pinterest.com/indiosecowboys/   onde podem ver quartos como estes:

                     

             




 








1 comentário:

  1. Muito obrigada pelas sugestões.
    Vou-me inspirar para o quarto do meu M. que chega em Setembro!
    Ana M.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...