terça-feira, 23 de julho de 2013

Quando a cegonha trazia os bebés de Paris...



Em jeito de comemoração da chegada do royal baby e de todos os milhares de bebés anónimos mas igualmente royal para as suas famílias que nasceram ontem, hoje falamos de cegonhas.

Sim, cegonhas e bebés.



Já pensaram porque é ainda hoje se enviam cartões com o bebé no bico da cegonha a avisar o nascimento do bebé ou se coloca a cegonha com o bebé no topo do bolo do baptizado?
  
Ou porque é que a Pixar lançou recentemente esta magnífica curta-metragem?




E não podermos esquecer esta magnífica canção do Dumbo que começa exactamente assim: “Cegonha vem aí. Trazendo pra você. No céu já vai surgir. O mais lindo bebê.”



Mas, vamos então à história da nossa cegonha.

                            

É muito difundida a lenda segundo a qual a cegonha traz os recém-nascidos. Isto está obviamente ligado ao facto de ser uma ave  migratória, fazendo o seu vôo de regresso da longínqua África para a Europa no período do despertar da natureza, na Primavera. Daí a cegonha ser também  associada também à fertilidade, imortalidade e ser um sinal de bom augúrio.
E cuidado, meninas…há ainda crenças em certas regiões na Europa de Leste em que se diz que basta uma cegonha olhar para uma mulher para ela engravidar…

Por outro lado, a cegonha é uma ave dócil, protectora  e que dedica especial atenção e carinho especial às aves doentes ou mais velhas. Já na Antiguidade Clássica existia a Pelargonia e mais tarde “Lex Cionaria” - a Lei da cegonha que obrigava os filhos a sustentarem seus pais na velhice e punia severamente quem não a cumprisse.

E porque é que a cegonha traz os bebés de Paris?
Reza a história que tudo começou quando um par de cegonhas fez o seu ninho na chaminé de uma casa em Paris. Passado pouco tempo,  o casal que ali vivia ali teve um bebé e a notícia espalhou-se. E afinal, se Paris é a cidade do amor a lenda faz  todo o sentido… 

Há quem diga também que a história da cegonha se originou na Escandinávia. Os bebés nasciam em casa, e as mães para explicarem a chegada do novo membro da família, diziam que os bebés eram trazidos pelo bico da cegonha.  E agora o pormenor mórbido, bem ao humor nórdico: para as mães justificarem aos filhos o descanso que tinham que ter depois do parto, diziam que as cegonhas antes de irem embora tinham picado a perna da mãe, razão pela qual ela tinha que descansar um dias .

Claro que nós preferimos a versão parisiense…e estamos rendidos a esta festa com direito a cegonha no topo do bolo e cheia de deliciosos pormenores vintage…

                            Vintage Stork Baby Shower
 

                          Vintage Stork Shower
                          
                         Tin Breadbox
          
                         Vintage Baby Bottle Warmer 
 
    Vintage Glass Baby Carriage

Mais fotografias da festa em Design Dazzle

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...