quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Piquenique Chique



Na verdade, o conceito é piquenique sentado porque há mesas e cadeiras, mas come-se ao ar livre em lugares públicos.
 

        

Em noites quentes, ambiente informal, comida sazonal e local, longas conversas e boa disposição.


E o melhor? Nada de marcas foleiras a patrocinar o evento, nem cantores da moda ou pimba, nem arrivistas sociais ou profissionais da prensa del corazón.( esqueçam conceitos de mega-piquenique patrocinados por hipermercados...)

 



Claro que como tudo que é chique e simples, o conceito nasceu em Paris em 1988. Para comemorar o regresso ao país depois de uma longa temporada, François Pasquier pediu que os amigos se vestissem de branco e se reunissem para celebrar o reencontro numa refeição ao ar livre no Bois de Boulogne – basicamente um “diner en blanc”


Foi tão agradável que a moda pegou. Actualmente já há “diners em blanc” em 12 países e uma lista de espera imensaaaaa…



Requisitos obrigatórios: ir vestido elegantemente de branco, trazer um cesto de piquenique com comida local e sazonal (nada de salsichas e hamburguers), bons utensílios (esqueçam plásticos e guardanapos de papel), louça e copos de vidros, toalha de pano branco, uma mesa branca e 2 cadeiras  brancas.
 





 
 
Para participar, têm de fazer a inscrição online e esperar que seja aceite. E só vão saber a localização exacta do evento quase em cima da hora. Tudo para manter o secretismo e exclusividade.

Vejam algum dos lugares onde já decorreram estes piqueniques chiques em Paris: Pont des Arts, Torre Eiffel, Place Vendôme, Castelo de de Versailles, Notre-Dame.


 
 
 
 

Todas as informações aqui

Em 1999, surge também outro conceito interessante – um rústico-chique nos EUA - o Outstanding in the field.

 



Organização de refeições ao ar livre em locais bucólicos, valorizando os ingredientes locais e colocando os cozinheiros e convidados em contacto com os produtores.

 

 

 

 
 



E para quando eventos do género em Portugal?



Até lá, inspirem-se nestas imagens ou na versão piquenique para crianças de que falámos aqui e partilhem as vossas imagens e receitas!  

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...