quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Ernest e Célestine


Ernest et Célestine é uma colecção de livros ilustrados e escritos pela mão mágica de Gabrielle Vincent.


Gabrielle, aliás Monique Martin nasceu em 1928 em Bruxelas, onde estudou na Academia de Belas Artes.



Ainda não descobrimos o que se passa quando nasce um bebé na Bélgica ou em França, mas começamos a desconfiar que são abençoados por uma fada madrinha com o dom do desenho e escrita.
Pensemos em Marcel Marlier , ilustrador dos livros da Anita, o Tintin, O Spirou e o Fantásio, o Babar, o Astérix entre tantas outras personagens que continuam a marcar gerações.  
Curiosamente, todas criadas por autores franco-belgas...
                                 

Mas voltemos a urso Ernest e à simpática ratinha Célestine que desde 1980 viveram mais de uma dezena de aventuras, encantando crianças do mundo inteiro.
 Ernest é um urso músico e palhaço que adopta a pequena Célestine, uma ratinha orfã que sente sozinha no mundo subterrâneo dos roedores.
 
Infelizmente, as crianças portuguesas ainda estão excluídas das peripécias desta dupla, da beleza das aguarelas e da mensagem dos seus livros ...

Senhores Editores, para quando a tradução deste clássico da literatura infantil?
 



 

 




Mas há uma boa notícia...

O filme lançado no ano passado em França, chega este mês às salas portuguesas.
E apesar de não ser a situação ideal, é de longe preferível ler primeiro o livro e só depois ver o filme, pode ser que lá pelo Natal, as meninas e os meninos portugueses adormeçam a ouvir uma história do Ernest e da Célestine.

E, quem sabe, também começam a ser abençoados pela varinha de condão de uma fada madrinha e nasce uma geração inteirinha de ilustradores e escritores de literatura infantil.

Até lá, deliciem-se com o trailer do filme:



1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...