terça-feira, 20 de maio de 2014

Os 50 anos da Nutella.


Em primeiro lugar, temos de confessar algo que pode soar a sacrilégio… não somos os fãs nº1 da Nutella.
Aliás, é coisa que nem compramos lá em casa. 
E com esta declaração, lá se foi a hipótese de mega post patrocinado...

Em criança até gostávamos de ir à despensa e come-la à colherada às escondidas…mas, com a idade, o paladar apurou e passamos a gostar de sabores mais intensos e menos doces.
Na hipótese remota, dos senhores das Nutella lerem os Índios e Cowboys, sugerimos a criação de uma Nutella de 80% Cacau ...aí talvez nos conquistem…

Mas, acima de tudo, gostamos é de uma boa história, de campanhas de publicidade e de imagens como estas…

            

A Nutella faz parte do património italiano.
 Criada em 1945, nas montanhas de Asti por um padeiro chamado Pietro Ferrero, que resolveu misturar chocolate (ainda a ser racionado na altura por causa da Guerra) com pasta de avelã.
Rapidamente, a sua criação  a que chamou Giandujot, transformou-se num creme de barrar conhecido por Supercrema.
E este era o anúncio do Supercrema, o pai da Nutella:

                 

Face ao imenso sucesso do Supercrema, em 1964 a empresa expandiu-se para fora de Itália e mudou o seu nome para aquele que conhecemos hoje: Nutella.
E conquistou uma legião de fãs em todo o mundo….
Dizem que se vende um frasco de Nutella a cada 2, 5 segundos em todo o mundo e até se comemora o Nutella World Day a 5 de Fevereiro.
Os Franceses são os maiores apreciadores, consumindo a módica quantia de 75 mil toneladas de Nutella por ano.

Envolta em grande polémica, uma vez que 20% da composição da Nutella  é óleo de palma, cujo cultivo  desenfreado tem permitido o desmatamento da floresta tropical na Indonésia, contribuído para a extinção dos orangotangos e as mudanças climáticas, a Ferrero (dona da marca Nutella) aderiu recentemente a uma política de  certificação sustentável do cultivo do óleo de palma.

Polémicas e gostos à parte, passemos então às deliciosas e datadas campanhas, quase do tempo em que os animais falavam e ninguém discutia a obesidade infantil, efeitos nocivos da publicidade nas crianças, protecção das minorias étnicas, desmatamento da floresta tropical e alterações climáticas.
Quase  ficamos com vontade de ir à despensa ver se se encontramos um frasco de Nutella para comer à colherada...

                             


                                           
                                             

                                         


                                          

                                            


                                                

                                   

                                   

                                    


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