sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

As decorações de Natal dos Índios e Cowboys


Mais um ano que passou a correr e mais um Natal que se aproxima.

Tempo de ir buscar as bolas de vidro, a árvore e as figuras do presépio à garagem e tirá-las com todo o cuidado das caixas onde repousam o resto do ano.

Gostamos de Natais algo tradicionais, com um toque rústico e sobretudo mágico.
Decorações que nos fazem lembrar que  a verdadeira importância do Natal é passar uma mensagem de paz, amor e esperança sobretudo às crianças.

E essa mensagem acaba por se construir com pequenos rituais que nós aprendemos  e que queremos passar à próxima geração:  o desembrulhar das bolas da árvore, os enfeites de madeira da árvore, colocar a coroa na porta, apanhar musgo para o presépio e colocar papel de alumínio a simular a água do lago dos patos.

E claro,  perpetuar a lenda do Pai Natal e a crença no menino Jesus, recriando a história à nossa maneira e que pode envolver duendes ajudantes, pássaros do jardim que passam na janela e vão contar ao Pai Natal o que se passa lá em casa e muito importante, deixar bolachinhas na mesa da sala e uma caneca com leite na noite de 24 de Dezembro para o Pai Natal.
 Afinal o Pai Natal é tão guloso que come tudo e deixa só umas migalhas na manhã de 25, quando acordamos para ver os presentes que nos trouxe.

Compramos de ano para ano muito poucos adereços ou porque são cada vez mais todos iguais e cheiram a plástico tóxico e porque gostamos de ambientes com um toque mais vintage.

Encontramos sempre inspiração em revistas de decoração inglesas como a English Home ou House & Garden onde tudo tem um ar confortável, quente, repleto de cestos,  cães, lareiras, mantas de caxemira em cima dos sofás, velas e coroas de flores naturais e frutas  e  bolos a sair do forno.
Estas compramos a semana passada:
             

Uma sugestão: procurem enfeites antigos entre a casa da mãe e avó ou em 2ª mão em vendas de garagem, sites on-line.
Os brinquedos antigos também são excelentes opções.

Estes pinheiros foram comprados no Museu do Brinquedo de Sintra (que infelizmente já fechou..) são de 1935 e eram  de uma pista de comboios antiga.
A casinha de madeira iluminada é moderna e foi comprada este ano na Zara Home e o tronco de madeira que aparece no fundo, foi encontrado na praia.
A prova de que com criatividade e gosto pela procura de objectos com história, podem ter ambientes de Natal diferentes.




A coroa da porta em vime é herança familiar e deve ter mais de 25 anos. 
Serve para o Natal, Páscoa e Festas de aniversário. Apenas mudamos a fita e os adereços.



Estes adoráveis Bambis são da colecção do ano passado da Area e apenas colocamos laços encarnados com guizos em cada um.

           

Como somos uns índios muito ecológicos, usamos sempre a mesma  árvore de Natal que foi comprada no Ikea há quase 10 anos.
Obviamente, adoramos pinheiros naturais, mas comprar uma árvore verdadeira só faria sentido se estivesse devidamente envasada para se "replantar" quando terminasse a sua função decorativa.

          

         

As bolas de vidro são todas da Area

              


e os enfeites em madeira artesanais foram comprados há uns anos,  alguns em feiras de Natal em Itália ou Inglaterra e outros numa loja de brinquedos em Sintra.

                 

               

             

            

           


O presépio é 100% português, artesanal, e já com alguns bonecos danificados como é costume.
Afinal, é normal encontrar playmobils e bonecos da schleich a interagir com os pastorinhos e os Reis Magos...
E aqui está o musgo e o "lago" dos patinhos...



                

Algumas peças foram compradas numa velha drogaria, outras herdadas, mas deixamos já um aviso à Tribo "Sulista": se forem ao Norte aproveitem para comprarem lá as peças do presépio. São a menos de metade do preço!

Entretanto, o presépio foi ganhando novas figuras em barro, algumas típicas dos Santos Populares e até um São Jorge comprado numa feira de candomblé em Salvador da Bahia, mas  todas convivem na perfeição e são companheiros de muitas aventuras do pequeno índio lá de casa.

               

            

          




E agora o toque final: a banda sonora!

Geralmente ao fim de 1 hora já estamos todos a desesperar com os cânticos natalícios, seja o Coro de Santo Amaro de Oeiras,a música pop do shopping ou o cd especial de Natal do Frank Sinatra.
Mas este ano, encontrámos uma agradável surpresa: um cd duplo com música de Natal da nossa infância/adolescência que nos põe a cantar e dançar enquanto tratamos das decorações com direito a Pogues, Wham, Abba, Chris Rea .
Vejam tudo aqui.



Infelizmente este post não é patrocinado....todas os produtos mencionados foram comprados e avaliados por nós.
Mas agora que já decorámos a casa, sentimos um cheirinho do Natal, caso os senhores da TAP leiam os "Índios e Cowboys" avisamos que aceitamos que uma viagem patrocinada de ida para uma praia paradisíaca para passar a quadra natalícia....é que detestamos frio....e hoje estão 7º graus... e as temperaturas vão baixar...

É que já nos mesmo estamos a imaginar a ter um Natal Tropical e  até temos ideias para a decoração...vejam aqui.

2 comentários:

  1. Muito bom ! adoro tudo que bem do Indios e Cowboys, sempre inspiradores, graças a esse blog estou decorando minha casa este ano para o Natal e comemorando com muita pureza, amor e paz que é o verdadeiro sentido desta data e voltei à inocência e imaginação, resgatei no fundo da memória essa vibe tão sublime presente na magia fda infância, comprei uma tuia natural, decorei com ráfias, bolas douradas, pimentas, pinhas pintadas com spray e esses dias numa rede de hipermercados encontrei uma linda caixinha de música natalina, coloquei ao pé da árvore !!

    ResponderEliminar
  2. Dennis, muito obrigado pelo seu comentário!
    É muito bom saber que o ajudamos nas suas inspirações para o Natal.
    Um Santo Natal e um excelente 2015!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...